GR 178 – A Rota de Serrallonga

GR 178 - La Ruta de Serrallonga
GR 178 – A Rota de Serrallonga

Da planície da Selva ao pântano de Sau, atravessando o maciço de Guilleries. Caminhamos pelo interior da comarca da Selva —conhecida como a «comarca da água» pela grande quantidade de fontes, torrente, balnearios e pântano que agrupa— cruzando as Guilleries, um dos maciços montanhosos gerundenses com uma maior riqueza de flora e fauna, e no que se podem encontrar uma grande variedade de rotas.

A Rota de Serrallonga baseia-se na biografia do mítico bandolero do século XVII Joan de Serrallonga, que viveu na herdade que leva seu nome. Seus assaltos levava-os a cabo nas rotas que atravessavam o maciço de Guilleries, um lugar que, por seu frondosidad, lhe proporcionava muitos rincões onde se esconder. Foi capturado o 31 de outubro de 1633 e morreu torturado em Barcelona . Existem um sinfín de lendas sobre seus fechorías e sua relação com as gentes da comarca, que com frequência lhe ajudavam. Quiçá por isto sua lembrança se mantenha, ainda hoje, muito vivo.

A cidade de Sant Hilari Sacalm celebra a Festa de Serrallonga em setembro, com diversos actos feriado (como o dance de Serrallonga) e os típicos «menus de bandoleros» que elaboram os restaurantes locais para esta ocasião.

Toda a zona é de uma grande beleza e riqueza histórica. As opções de realizar excursiones em carro (rota dos Castelos, do Románico, do Modernismo…), em bicicleta e a pé são muito grandes. Existem um grande número de pequenos itinerarios desde Sant Hilari, Cidade das 100 Fonte, ou desde Santa Coloma de Farners, população ambas com numerosos lugares de interesse.

Para aceder ao início do GR, desde Girona tomamos a estrada N-II ou a autopista AP-7 em direcção sul até encontrar a C-25, que nos leva a Santa Coloma de Farners. Também se pode tomar em Girona a estrada GI-533, que passa por Aiguaviva e por um espaço de interesse natural incluído no PEIN: o vulcão da Crosa, em Sant Dalmai.

A rota começa em Santa Coloma de Farners, capital da comarca da Selva, na praça da prefeitura.

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 2 56 Km. 1000 m. 1000 m. Média Recorrido Solo de Ida
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 2 56 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
1000 m. 1000 m. Média Recorrido Solo de Ida