Turó do Home

Turó del Home
Turó do Home

O Turó de l Home é a montanha mais alta do maciço do Montseny com uma altura de 1708 m, o que o situa acima das outras mais duas cumes representativas do maciço, Lhes Agudes e O Matagalls. O bico e as montanhas próximas fazem de divisória de águas entre risse-a de Santa e o nascimento do rio Tordera.

Devido à guarnición militar que teve ali durante ano, e ao observatório meteorológico da cume, se pode aceder facilmente em veículo particular pelo desvio da estrada BV-5114 seguindo um caminho asfaltado. O observatório é um dos mais antigos de Cataluña com dado que se remontam a 1880.

O parque natural do Montseny e o de Sant Llorenç de Munt i l’Obac são os parques naturais mais próximos e frequentados da área metropolitana de Barcelona. Situado a uns 50 Km. ao norte de Barcelona. O Montseny foi declarado parque natural o 1978 e mais tarde pela UNESCO Reserva da Biosfera o 1987. Seu nome prove do latín Mont Signis (montanha sinal) dado pelos romanos em sua aproximação por mar à península. Tem três espaço diferenciados, o Turó de l’home com 1.703 m. e Lhes Agudes 1.703m, por uma parte (oeste), o Matagalls com 1.697m. e a poente o altiplano de acalma-a, com sua cume mais emblemática o Puig Drau de 1.344m.

Para aceder ao início do caminho, desde a autopista AP-7 em direcção Girona, tomamos a saída 11, fazia Sant Celoni, que seguimos até o povo. Ali seguimos as indicações para Santa Fé (BV-5114). O carro deixamo-lo no centro de informação de Can Casades, no quilómetro 21 da estrada.

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Barcelona 1 5 Km. 586 m. 586 m. Média Recorrido Circular
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Barcelona 1 5 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
586 m. 586 m. Média Recorrido Circular