Bico Ruivo

Pico Ruivo
Bico Ruivo

Se há um lugar que possa certificar a origem vulcânica de Madeira são seus impressionantes bicos vulcânicos; abruptos e escarpados, desde suas cumes domina-se grande parte da ilha, com seus verdes laderas que descem bruscamente no mar.

A subida ao Bico Ruivo, o ponto mais elevado da ilha, faz-se por um cómodo caminho que parte desde o estacionamento de Achada do Teixeira, cerca do povo de Santana. A rota está em muito boas condições e realmente para percorrê-la não faz falta nem calçado especial nem nada, simplesmente vontade de se jogar a andar e de desfrutar as paisagens que se podem admirar pelo caminho (hora e meia de caminho, ida, e uma elevação de uns 300 metro).

Uma vez na cume, podem-se desfrutar das vistas acima da cota das nuvens desde seus dois olhadores, um com orientação à costa norte de Madeira e o outro com vistas ao Bico do Arieiro.

Madeira é uma ilha complexa por sua intrincado relevo, com fortes contrastes entre a costa sul, mais cálida e povoada, o norte, alcantilada, verde e húmida e o interior dominado por um maciço central montanhoso com teto no bico Ruivo com seus 1.861 metro de altitude e por uma ampla meseta.

O senderismo é a principal oferta da ilha. Maderira conta com 2.500 quilómetro de caminhos e levadas. As levadas são uma interminável rede de canais para transportar água que percorrem a prática totalidade da ilha.

Em general os itinerarios estão bem marcados. As levadas não apresentam dificuldade alguma de orientação já que só consiste em seguir o canal de água, para o resto de caminhos muitos deles estão marcados com os correspondentes sinais de PR.

Janeiro 2010
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Portugal 1 7 Km. 270 m. 270 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta
Janeiro 2010
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Portugal 1 7 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
270 m. 270 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta