Mulhacén

Mulhacén
Mulhacén

O Mulhacén é o bico mais alto da península Ibéria, não de Espanha já que esta honra o tem o Teide com seus 3.718. A altura do Mulhacén é de 3.482 m e faz parte do Parque Nacional de Serra Nevada. Enclavado na província de Granada e pertencente a Serra Nevada dentro da cordillera Penibética.

A palavra Mulhacén prove de Muley Hacén, castellanización do nome de Mulay Hasan, penúltimo rei nazarí de Granada no século XV, do que se diz foi enterrado nesta montanha.

Ainda que sua altura não é excepcional, é o bico mais alto de Europa fosse do Cáucaso e os Alpes, sem contar o Teide e alguns bicos de Gronelândia que ainda que politicamente pertencem a Europa, geograficamente pertencem a África e Norteamérica respectivamente.

Após o Mont Blanc e o Monte Etna o Mulhacén é o terceiro bico mais alto da Europa Ocidental e ocupa o posto 64 na classificação mundial.

O bico apresenta um lado sul bastante suave que não apresenta dificuldade alguma. O lado norte, de acesso mais curto, é ligeiramente mais abrupto.

A ascensión que vos apresentamos aqui a realizamos em duas etapas:

1. Desde a Central Eléctrica de Campaneira a 1.500 metro de altitude até o Refúgio de Poqueira situado a 2.500 metro de altitude (aproximadamente uns 1.000 metros positivos de desnivel).
2. No segundo dia, desde o refúgio de Poqueira até o bico do Mulhacén a 3.482 m. e desde o bico até a Central Hidroeléctrica (aproximadamente uns 1.000 metro de desnivel positivo e 2.000 metro de desnivel negativo).

Ainda que já vos comentámos que a ascensión ao Mulhacén não tem dificuldade técnica alguma há que ter em conta que um desnivel de 4.000 metros acumulados em dois dia pode resultar um itinerario muito duro senão se possui a forma física adequada.

Nem que dizer, que se vos decidis a fazer nos meses de verão, ao desnivel tereis que lhe somar um calor asfixiante sobretudo na primeira etapa que pode ser realmente um problema acrescentado a esta ascensión.

Descarregar mapa da ascensión ao Mulhacén.

Julio 2009
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Granada 2 24 Km. 2000 m. 2000 m. Alta Recorrido de Ida y Vuelta
Julio 2009
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Granada 2 24 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
2000 m. 2000 m. Alta Recorrido de Ida y Vuelta