Monasterio de Montserrat – Sant Jeroni

Monasterio de Montserrat - Sant Jeroni
Monasterio de Montserrat – Sant Jeroni

A cume de Sant Jeroni é na confluencia dos limites dos termos municipais do Bruc na Anoia, de Marganell do Bages e de Collbató, no Baix Llobregat.

Para perto de a cume tinha uma ermita (depois reconvertida em restaurante), uma capilla (ainda em pé) e a estação superior do Funicular Aéreo de San Jerónimo, hoje fechado, no Olhador do Moro.

Na cume podemos encontrar um vértice geodésico.

Está considerado o bico mais alto (o «teto») das comarcas do Bages e Anoia.

A montanha de Montserrat surpreende a qualquer que a visite pela primeira vez e é uma fonte inesgotável de rotas naturais por descobrir. Uma escarpada serra (já o diz o nome: monte serrado) com formas singulares que parece sair repentinamente da nada, se alçando 1.236 metro acima do rio Llobregat. E é que Montserrat é “o sonho feito montanha”, segundo palavra do poeta Josep Carner. Símbolo de culto religioso, é um lugar de peregrinación tanto para crentes como para não crentes.

Escondido na serra está o Monasterio de Montserrat, do século XII, formado duas partes bem diferenciadas. Por um lado, a basílica e as dependências monacales, onde actualmente residem uma centena de monges benedictinos; pelo outro, os edifícios de serviços, que incluem apartamentos destinados ao alojamento dos peregrinos, restaurante, loja. Durante as guerras napoleónicas, o monasterio foi queimado e saqueado em diversas ocasiões, e foi reconstruído ano mais tarde.

Diz a lenda que a primeira imagem da Virgen a encontraram uns pastores no século IX no interior de uma gruta e que, ainda que o bispo pediu que transladassem a talha até Manresa, foi impossível porque pesava demasiado. O bispo interpretou a mensagem como o desejo da Virgen de permanecer naquele lugar e mandou construir uma ermita, origem do actual monasterio. A talha románica que actualmente pode se ver data do século XII e está realizada em madeira de álamo. Trata-se de uma figura da Virgen, com o menino Jesús em seu regazo e sustentando uma esfera em mano-a direita que simboliza o Universo.

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Barcelona 1 7 Km. 250 m. 250 m. Média Recorrido de Ida y Vuelta
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Barcelona 1 7 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
250 m. 250 m. Média Recorrido de Ida y Vuelta